sábado, 28 de março de 2009

Estrela da manhã

Mato as horas pela serena madrugada
Com a excêntrica vontade de ver
Aquilo que os devaneios de uma mente alada
Buscam em seu brilho anil entender

É o resgate incessante pelas estrelas lá no céu
Daquela dama cintilante de beleza tão sã
Que entre sua morna luz se sente o suave véu
Da noiva dos poetas a estrela da manhã

É Era, Arthemis, Vênus o astro celeste
Que faz de mim um insano que pela noite vaga
Com os ímpetos de uma ansiedade que da loucura se veste
E corre veloz de uma realidade vã e amarga

Corro por caprichos que se confundem com anseios
De buscar no coração as inspirações corretas
Pra comandar as minhas letras em um papél alheio
E no céu escrever versos para a noiva dos poetas

Eder de A. Benevides

Um comentário:

  1. Opinar sobre seus versos tem feito de mim uma mera prolixa. Repito, repito e repito incessantemente: Eder Benevides, sou sua fã número 1. A semântica complexa e inteligente dessa "estrela da manhã" me envolveu completamnte. Li repetidas vezes essas construções inteligentes, essa mitologia envolvente que você costuma expor e pude sentir no ar a penetração em meus poros da mais genuína essência de "Benevidades". Aquela essência inovadora que eu tinha o prazer de sentir todas as manhãs e que nesse momento eu tenho sentido cada vez que percebo porções de você perdidas entre essas estrofes faraônicas. Você é o Olavo Bilac mais Oswaldiano que eu conheço, é a demonstração mais evidente da contemporaneidade respeitosa e sapiente.É nítido em seus versos a intimidade que possui com cada letra, o conhecimento que evidencia em cada palavra e o contentamento que te toca sempre que finaliza uma poesia como essa. Benevides você é música para os meus ouvidos, é uma das essências mais deliciosamente perfumadas que já aspirei. Diante de tudo isso só o que tenho a dizer é: "Viva a noiva dos poetas", a qual te possibilita toda inspiração necessaria para a concretização dessa arte.
    Apaixono-me por você a cada leitura, Eder! E esse amor, felizmente ou infelizmente, é irreversível. :)

    ResponderExcluir