quinta-feira, 26 de maio de 2011

Todas as estradas levam a Roma


Poema para aqueles que procuram as estradas para o próprio império.


“Todas as estradas levam a Roma”


“Todas as estradas levam a Roma”
Qual império aguarda os teus pés?
Quem de fato tu és?
Com esses sapatos desajeitados em lama?

És andarilho de duvidosas pradarias
Caminheiro em crepúsculos incertos
Queres conhecer um mundo encoberto
Sem mesmo saberes o que nele farias.

És, todavia, ingênuo
Com os atos assaz amenos.
Não sabes o que é preciso
Para teceres o teu destino com garra;
[Com o afinco que se aprende na marra]

Indago-me desses caminhos assíduo.
Quando toco a relva falsa do meu âmago
Sei querer ser aquele tipo de indivíduo
Para cujas vertigens possui forte estômago.

Minhas pernas são deveras desajeitadas.
Sobem e descem oblíquas escadas
Que, sobrepostas, são paradoxos,
Objetivos disléxicos,
Ímpetos desconexos.

Aos tropeços caminho constante.
Cruzo os vales soturnos da insegurança
Onde, com escassez, se encontra perseverança,
Lembrança de sempre haver um “não obstante”.


Eder de A. Benevides

4 comentários:

  1. Oi Eder,
    Como vais?
    Agradeço as tuas palavras em meu blog.
    Estou vendo aqui, que tu não postas desde o dia 26 de Maio. Algum problema?
    Dizes-te excêntrico e inconstante, tudo bem. Criaste os teus blogs, com amor, então tens de os alimentar. Não te desmotives, por teres poucos seguidores. Poucos, mas bons.
    Continuas a escrever tão bem. Eu, Luz e os outros, queremos, que postes 2 vezes por semana. Pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Olá Eder,
    Luz, de novo.
    Nem comentei teu poema, com o meu blá blá.A poesia, acima postada é de uma invulgar beleza. Adjectivos e verbos, riquíssimos, cheios de significado e aplicados na hora certa. Eu sou Professora de Português, e sei do que estou falando. Tens o meu mail no meu perfil, se precisares falar, algo mais, não hesites, estou longe, mas perto.
    PARABÉNS pelo teu talento.
    Beijos com carinho e de luz.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eder,
    Como estás?
    Só passei por aqui, para te dizer, que tu és tão lindo, e que eu mereço uma photo, bem bonitinha, no meu blog, como meu seguidor. Tá?
    beijos de luz.
    Vamos postar, meu querido.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eder,
    Então tua foto? Bonitão e aí parado.
    Quando escreve meu querido?
    Visite meu blog, porque tentei um novo estilo literário.
    Será que gosta? Passe lá.
    Beijos de luz.

    ResponderExcluir